Informações Cultura & Historia
Nessa área, pertencente à Unidade de Conservação, vivem, hoje, cerca de 400 famílias, totalizando quase 2.000 índios. Por ocasião das comemorações dos 500 anos, a área passou por um grande processo de reurbanização, transformando-se num complexo de atrações, que inclui o Museu do índio, o comércio Pataxó e a Cruz Latina da Coroa Vermelha. Bastante próximo, mas já fora da área demarcada, foi construído o moderno Terminal Turístico de Coroa Vermelha. Além de ser o ponto de partida para a maioria dos passeios na região, o terminal, que é bem amplo, possui dois pavimentos com 104 boxes no total. A infra estrutura conta, ainda, com balcão de informações, terminais bancários de auto atendimento e farmácia. Uma praça de alimentação garante ao turista, variadas opções de drinques e refeições.
Praia da Coroa Vermelha
A Praia da Coroa Vermelha é uma praia histórica localizada entre os municípios de Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro, na Bahia.
É conhecida por ter abrigado a chegada da frota de Pedro Álvares Cabral ao Brasil, marcando o descobrimento do Brasil pelos europeus, em 22 de abril de 1500. Além de ter abrigado a primeira missa em solo brasileiro.
Entre seus atrativos, está uma cruz que demarca o local onde foi realizada a primeira missa no Brasil. A praia também tem uma réplica da imagem de Nossa Senhora da Boa Esperança, trazida por Cabral.
Destaca-se também o artesanato da praia produzido por índios pataxós, além das tradicionais barracas, vendendo pratos típicos da culinária baiana.